quarta-feira, 22 de agosto de 2012


AS TRILHAS

TRILHA FERRUGEM – ROSA
Esta é a mais extensa entre as trilhas aqui oferecidas pelos Condutores Ambientais de Garopaba. Inicia na Praia da Ferrugem e percorre as praias da Barra, Ouvidor, Vermelha até a Praia do Rosa. Os visitantes passam por magníficos costões rochosos e pelo ecossistema de restinga, sendo apresentados pelos condutores diferentes estágios de sucessão da vegetação: restinga arbórea, arbustiva e herbácea.

Dentro da relevância faunística, podemos observar nesta trilha diversas aves marinhas (biguás, trinta-réis, garças, gaivotas, fragatas), bem como uma grande variedade de pássaros que ocorrem na Mata Atlântica (pica-pau, coruja-buraqueira, beija-flor, gaviões). Durante o inverno, entre os meses de junho a novembro, com frequência pode-se avistar grandes mamíferos como as Baleias Francas que vem para acasalar, parir e amamentar seus filhotes.

Temas como a geodiversidade da área também são abordados, além de seus aspectos históricos e arqueológicos. A trilha segue passando por alguns Ranchos de Pesca antigos que contam a História local das praias. Também são mostradas e apresentadas sobre as oficinas líticas e um sambaqui datado em cerca de 7.000 anos.
Esta trilha leva cerca de 4 horas para se percorrer apenas um trajeto. Ela ainda pode ser feita em duas partes: Ferrugem – Ouvidor e Ouvidor – Rosa.

 
TRILHA VIGIA – SILVEIRA
Partindo da Praia da Vigia, ao lado do Centro Histórico de Garopaba, a trilha começa nesta pequena e charmosa praia, passando por costões e morros de onde se avistam praias da região, parcéis, e ilhas, incluindo a de Florianópolis.  A trilha passa ainda em meio a uma exuberante Floresta de Restinga Arbórea, onde se encontra uma grande variedade de espécies vegetais e animais silvestres, sobretudo aves.
Nesta trilha estão presentes alguns dos mais relevantes sítios arqueológicos da região: inscrições rupestres de milhares de anos e oficinas líticas encravadas em pedras de diabasio, com amoladores para produção de ferramentas: machadinhas, lanças, facas e outros utensílios.


Existe também um observatório astronômico, relógio solar indígena que foi restaurado, indica períodos do dia e informa o inicio de solstícios e equinócios; marca exatamente a mudança das estações do ano.
A trilha finaliza na Praia da Silveira, uma bela praia extensa e de tombo com areia grossa, considerada um paraíso pelos surfistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário