terça-feira, 21 de agosto de 2012


TRILHA DUNAS DO SIRIÚ
A trilha "Dunas do Siriú" se destaca por suas extensas áreas de dunas preservadas. A trilha começa logo na maior das dunas com cerca de 30 metros de altura, onde está estabelecida uma pista de sandboard. Mas calma, que a trilha está apenas começando!
No topo das maiores dunas, pelo lado da costa pode-se avistar a igreja de Garopaba, a praia de Siriú, a praia da Guarda e algumas ilhas, como a de Florianópolis. No lado interior, pode-se avistar a beleza dos morros da encosta do Macacú com florestas intocadas que beiram a lagoa do Siriú.
Nesta trilha, o condutor apresenta sobre a formação da vegetação restinga nas dunas, passando por belos remanescentes preservados desta vegetação arbustiva e herbácea. Também se apresenta sobre a história da geografia local e da formação destas dunas.
 
 
A trilha Dunas do Siriú ainda percorre um trecho da isolada praia do Siriú e um rancho de pesca, terminando na bela Lagoa do Siriú, havendo a possibilidade de contratar-se (a parte) uma canoa com os moradores locais para descer, em um relaxante passeio, até a Barra do Siriú.
 
TRILHA PEDRA BRANCA
Localizada no Bairro da Encantada, famoso por seu Templo Budista, espaços para yoga e meditação, cachoeiras e poções, a Pedra Branca Encantada possui um dos mirantes mais belos da região alinhado com o sambaqui do Morro do Índio, na Praia da Ferrugem.



A trilha ainda passa por uma antiga serraria com moinho movido a água. Posteriormente se percorre um curso d’água que forma uma dezena de pequenas cachoeiras até chegar ao topo da Pedra Branca, que apresenta uma formação rochosa única e onde existem muitas lendas e mitos sobre a magia desta área.


A trilha da Pedra Branca ainda pode revelar belíssimos exemplares da fauna e flora.

 
TRILHA AMBRÓSIO – MACACÚ
Assim como a trilha da Pedra Branca, a Trilha do Ambrósio ao Macacu é uma trilha de subida de morro em meio rural intercalada com Floresta Ombrófila Densa. A trilha do Ambrósio ao Macacú é extensa e íngreme, em algumas partes. Trata-se de uma antiga trilha para carretas de boi. A mata desta trilha é bastante alta, apresentando grande biodiversidade.
Na primeira metade da trilha, no Morro do Ambrósio, pode-se avistar belas paisagens como o grande Banhado da Palhocinha, com cerca de 80 hectares e as propriedades rurais do Bairro Ambrósio.
Na segunda metade da trilha, no Morro do Fortunato, pode-se apreciar a Lagoa do Siriú, a encosta do Macacú e uma ampla faixa costeiro com praias e Ilhas.
Por fim, chega-se a Comunidade Quilombola do Fortunato onde os visitantes são muito bem recebidos com café colonial e oferta de produtos artesanais produzidos no local[1].


[1] Cobrado a parte.
 
 
 
 
 
 
 
 
 


[1] Cobrado a parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário